sábado, 9 de agosto de 2008

LHC - A máquina do Fim do Mundo

 
Está é a LHC, a maior máquina já construida pelo homem. Com um perímetro de 27Km de extensão e com um total de 9300 magnetos supercondutores no seu interior ela custou 4 Bilhões de euros.
O objetivo desta máquina é poder explicar a origem da massa das particulas elementares, mas alguns cientistas afirmam que ela pode gerar um buraco negro que engoliria a Terra!

Isso porque em seu interior a temperatura gerrada será de 100.000 vezes a do interior do nucleo do Sol!

Apesar das alegações "catastróficas", físicos teóricos de notável gabarito internacional como Stephen Hawking e Lisa Randall, além de vários outros físicos e engenheiros, afirmam que tais teorias são meramente absurdas e que as experiências foram meticulosamente estudadas e revistas, estando sob controle.
Entretanto, se um buraco negro fosse produzido dentro do LHC, ele teria um tamanho milhões de vezes menor que um grão de areia, e não viveria mais de 1x10^−27 segundos pois, por ser um buraco negro, emitiria radiação e evaporaria. Mas, supondo que mesmo assim ele continuasse estável, continuaria sendo inofensivo. Esse buraco negro teria sido criado à velocidade da luz (300 mil km/segundo) e em menos de 1 segundo ele atravessaria as paredes do LHC e se afastaria em direcção ao espaço. A única maneira de permanecer na terra seria se a sua velocidade fosse diminuída para 15 km por segundo. Supondo que isto ocorresse, ele iria para o centro do planeta, devido à gravidade, mas continuaria a não ser ameaçador. Para representar perigo, seria preciso que ele adquirisse massa, mas com o tamanho de um protão ele passaria pela terra sem tocar em nada (não parece, mas o mundo ultramicroscópico é quase todo formado por vazio), podendo encontrar um protão para somar à sua massa a cada 30 minutos a 200 horas. Para chegar a ter 1 miligrama, seria preciso mais tempo do que a idade actual do universo.
Atualmente esta maquina não pode ser ativada legalmente por ordem da justiça, pelo risco de se poder criar um buraco negro...
 Bem, sinceramente na minha opinião, mesmo que está máquina não formasse um buraco negro que engolisse a terra eu não me sentiria muito confortavel ao saber que ela está a uma temperatura 100.000 vezes maior que a do nucleo do sol. Se essa coisa explodisse ia devastar TUDO!
De a sua opinião, o que vc acha sobre este assunto?
Veja a matéria completa aqui.

0 comentários: