quinta-feira, 29 de maio de 2008

Iniciando no Linux

Nessas dissertações eu irei dar enfase na distribuição Ubuntu, que é a distribuição que eu uso.


Eu tenho certeza de que muitos de vocês terão a primeira impressão de que ele é ruin, por que os comandos são diferentes e vocês vão sentir essa diferença.

Mas vamos começar conceguindo um Linux, veja como é simples ter um. Você pode baixar ele totalmente de graça no site, e o melhor, se você tem a internet lenta você ainda pode pedir para que lhe enviem um Cd ORIGINAL de instalação pelo correio de graça!

Então digam, pra que ficar perdendo tempo usando essas manhas pra deixar windows original? Crime é não ter um um Linux pelo menos para testar!!


Para baixar o Linux Ubuntu:

http://www.ubuntu.com/getubuntu


Ou entre nesse site e procure por outras distribuições que o agrade
http://superdownloads.uol.com.br/linux/distribuicoes/top.html




Windows Vs Linux:


Windows: É um sistema operacional destinado para usuário final, onde QUALQUER usuário consegue instalar com facilidade boa parte dos programas desde que ele saiba o que significa a palavra "next", a maioria dos softwares comerciais atualmente são desenvolvidos pra plataforma Windows e quase nenhum deles tem uma versão pra Linux, é um sistema simples pra um usuário comum mexer e mais simples ainda de ser exploradas as suas falhas, o mesmo necessita de um software que o proteja nesses seus pecados (falhas) no caso os Antivírus, A. Spy e Anti o um mucado de praga que está distribuída aí pela internet, ou seja é um software que serve pra usuário comum de MSN e Orkut.


Linux: É um sistema operacional destinado pra um usuário que tem vontade de aprender, corrigir falhas por si mesmo, entender como um sistema operacional funciona, boa parte de programas comerciais para windows tem um similar pra plataforma Linux, caso não tenha existem vários emuladores que permitem vc rodar jogos e programas do windows no Linux sem nenhum problema, a instalação de programas no Linux, ao contrário do que todos dizem é MUITO MAIS FÁCIL do que no windows, exemplo:


Para instalar o AMSN, programa pra se conectar ao seu msn:


Abra o terminal ( imagine como o prompt de comando do windows) e digite o comando para instalar o programa seguido do nome do programa:


sudo apt-get install amsn


Pronto, ele ira automaticamente baixar e intalar o programa e criar um icone no iniciar. Muito mais faciul do que ficar apertando “ next” milhões de vezes.


O Linux não precisa de programa Antivírus, isso não porque é totalmente sem falhas mas sim pelo sistema de permissão dele, herdado do unix, é muito melhor que o do windows, o usuário só tem acesso a sua pasta "home", qualquer alteração que ele faz é só no usuário dele, isso torna IMPOSSIVEL sem a senha de Root (administrador) o usuário fazer merda no sistema operacional, com isso todo vírus e afins que o usuário de Linux conseguir pegar (acredite, isso é realmente muito difícil) não vai alterar nada no sistema, apenas em seu usuário e como o sistema de arquivo e de permissões é diferente esse vírus tem que ser feito para Linux, o que ninguem perde tempo fazendo.



Windows é um sistema operacional pra usuário que não tem vontade de aprender nada, que não quer intender realmente como as coisas funciona, não se importa de seu pc estar totalmente vulnerável a várias ameaças, mas quer usar só seu orkut seu MSN e quer pagar pra um técnico "especializado" formatar seu pc de 6 em 6 meses.

Linux é um sistema para o usuário Geek, que é viciado em tecnologia e quer passar de "quem escuta" para "quem fala" TODO usuário de Linux é um usuário avançado de windows, mesmo um usuário que apenas mexeu com Linux por toda sua vida e nunca pegou em um "windows" com certeza esse usuário entende bem mais de um sistema operacional do que um usuário Windows.


Uma coisa que todo mundo vai notar é o seguinte:

Linux visa segurança, a trata como prioridade. Windows visa facilidade, a trata como prioridade.



Por isso é tão complicado invadir um pc com
Linux, não que o sistema seja vulnerável, mas ele foi feito colocando em primeiro lugar a segurança que o usuário terá.

E no Windows TUDO é fácil também por isso, pq eles tão nem aí pra segurança, querem colocar o usuário pra entrar no Orkut e abrir e-mail.


É isso galera, espero que vocês tenham gostado da matéria, e se ainda não estão convencidos de que o Linux é melhor do que o Windows pelo menos baixe-o do site e ponha para testar, você pode testar o Linux Ubuntu na sua casa sem ter que instalar nada.


Vlw.

0 comentários: